Fernanda de Campos Bardelli
Monografia apresentada ao Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP para obtenção do título de Especialização em Planejamento e Gestão de Cidades.
A pesquisa tem o objetivo de apresentar uma análise dos benefícios e desafios da implantação do sistema de bicicletas compartilhadas e sua configuração como um sistema de transporte. Os sistemas de bicicletas compartilhadas já se configuram como sistemas de transporte em vários lugares no mundo, pois são soluções eficazes para transportar passageiros para grandes polos geradores de viagens. As bicicletas compartilhadas contribuem para reduzir o número de veículos particulares, promove o uso da bicicleta, consequentemente melhora a qualidade do ar, a saúde e contribui para a atividade física. Essa pesquisa apresenta uma análise dos benefícios e desafios da implantação do sistema de bicicletas compartilhadas e sua configuração como um sistema de transporte. Para a sua realização, utilizaram-se informações da literatura internacional e nacional, além de dados primários de um dos serviços que operam na cidade de São Paulo. Foi possível observar-se a grande demanda para o uso das bicicletas compartilhadas, principalmente para realizar o último trecho de deslocamento (last mile). Hoje os serviços em operação na cidade de São Paulo ocorrem nas mesmas áreas de atuação, onde existe demanda e infraestrutura que garante a funcionalidade do sistema. Entende-se a complexidade da cidade, porém, a gestão pública tem responsabilidade direta por implantar infraestrutura e garantir segurança pública, a fim de tornar outros pontos atraentes para o uso da bicicleta e, portanto, para a atuação das empresas de compartilhamento. Conjuntamente, as leis precisam ser mais restritivas, exigentes e com metas claras a serem cumpridas pelas empresas de compartilhamento de bicicletas, garantindo a função social do sistema.
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ESPECIALIZAÇÃO POLI-USP
PLANEJAMENTO E GESTÃO
DE CIDADES
Este curso de Especialização é
uma iniciativa conjunta do Núcleo de Apoio à Pesquisa USP Cidades, e do Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica, para profissionais que trabalham, ou desejam trabalhar, com a temática das cidades, seja no ambiente público ou privado, uma formação voltada ao planejamento
e gestão urbana, caracterizado por conteúdos transversais, e por competências diversas.
PECE
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP
O PECE é da Poli.
O programa tem por fim a produção
e execução de cursos de extensão universitária, para o aperfeiçoamento, atualização e difusão de conhecimentos, para a capacitação de profissionais graduados em nível superior, bem como a produção e execução de programas de treinamento em
novas tecnologias, para melhor adequação desses profissionais ao mercado de trabalho.
USP CIDADES
O Núcleo de Apoio à Pesquisa - USP Cidades, por meio da pesquisa aplicada, colabora para enfrentamento dos principais desafios das cidades no País. É um ponto de referência para a articulação entre a gestão pública, a pesquisa aplicada e o setor privado.
A iniciativa "Cidades Brasileiras Melhores é o elemento estruturador e integrador das atividades. O NAP USP Cidades, a partir da pesquisa, incide no debate público, colaborando para transformar conhecimento em inovação, para a implementação de soluções urbanas.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP
A USP foi criada em 1934. O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica. Sua graduação é formada por 183 cursos, dedicados a todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa, com mais de 58 mil alunos. A pós-graduação é composta por 239 programas, com cerca de 30 mil matriculados. Atualmente, a USP é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira.